Scott Pelzel

Sunday, March 20, 2011

Passeio pelo Eataly


Eataly
200 5th Avenue, NY 10010
(646) 398-5100 ‎
eatalyny.com

Nova York é uma cidade de superlativos. É onde fica o Empire State Building, o arranha-céu de 102 andares que por 41 anos foi o edifício mais alto do mundo. É também a cidade que abriga o Times Square, o inquieto largo comercial com gigantescos luminosos, só para dar alguns exemplos.
Na sequência das grandes construções, no ano passado, Nova York ganhou um centro comercial de produtos italianos, incluindo vários restaurantes e balcões de alimentos frescos. Li na época uma crítica dizendo que o Eataly era tão completo que só faltava ter passeios de poneis para ser mais surpreendente.
O Eataly foi "importado" da Itália numa parceria que inclui o fundador italiano, Oscar Farinetti, e o chef Mario Batali. É ao mesmo tempo sofisticado e casual. Está sempre cheio, mas é também acolhedor por ser muito grande e oferecer várias opções para quem quer fazer compras ou se sentar para comer ou tomar um café.
Muitos dos produtos vendidos no Eataly não são necesariamente baratos, mas são variados e de boa qualidade.
Desde a inauguração, estive no Eataly várias vezes e sempre comi bem. Recentemente, fiz uma visita acompanhada pelo chefe responsável pelas massas frescas. O brasileiro Felipe Saint Martin literalmente adora colocar a mão na massa e é um defensor do movimento que em inglês foi batizado de "slow food", uma associação internacional fundada por Carlo Petrini em 1986, para promover a cultura da comida e o vinho. Eles também promovem a biodiversidade alimentar e agricultural e são um pilar conceitual para o Eataly.
De uma forma bem resumida, este mercado com mais de 4,6 mil metros quadrados é composto de:

· Café, sorveteria, área de doces e loja de vinhos
· Restaurantes de massas, verduras, carnes e peixes e uma praça central
· Área de confecção de massas frescas
· Padaria, açougue e peixaria
· Livraria e artigos para o lar
· Balcões de frutas e verduras
· Escola de culinária, entre outras coisas.

O Felipe Saint Martin, casado com a jornalista brasileira Tania Menai, tem uma longa experiência culinária internacional, incluindo anos no prestigiado restaurante Gramercy Tavern, em Nova York. Que a massa fresca - a culpada de tudo!!, como me disse o Felipe - lhe traga ainda mais sucesso! Obrigada pelo passeio, Felipe!

13 comments:

  1. Lu que pena q não deu tempo de vc me
    levar no Eataly em novembro! mas q bom q vc conseguiu fazer seu post sobre ele !! amei!! agora será obrigatório pra mim conhecer da próxima vez!! bjs Lelets

    ReplyDelete
  2. Com certeza, querida Lelets!!!!!!!!!!!! Estou com muitas saudades!!!!!!! Bjos mil!!!!

    ReplyDelete
  3. Post excelente, Lu!!!! Parabens!!!!
    Kiss, D.

    ReplyDelete
  4. Adorei Lu, linda edição, música, comida...e entrevistado! =) Parabéns! Beijão, Tania

    ReplyDelete
  5. Oi, querida Tania!!!! Que bom que gostou!!!!!!! Foi uma delícia entrevistar o Felipe!!!! :) Beijos!!!!!!!! E muito obrigada!!!!!! :)

    ReplyDelete
  6. Oi Lu,

    Obrigada pela dica do vídeo lá no blog!

    Eu estava mesmo querendo conversar com vc sobre isso... Vc faz estes vídeos por hobby ou trabalha com isso? Eu estava querendo me aperfeiçoar um pouco mais para dar um upgrade nos meus vídeos de organização, de repente vc pode me dar um help, um curso, ou algo do genêro.

    O que acha?

    beijos, obrigada novamente.

    ReplyDelete
  7. Oi, Milena!!!!!!!!Os vídeos na realidade são um hobby!!! Mas te ajudo com prazer!!! Vou deixar um recadinho no seu blog!! Bjos!!!!! :)

    ReplyDelete
  8. Dani!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estava na dúvida, mas agora já sei que D. era seu!!!!!!!!!!! Obrigada, amiga!!!!!!!!!!!!! Muitos beijos!!!!~

    ReplyDelete
  9. Olá, Luciana! Saudações aos seus queridos Lucas, Gabi e ao esposo Scott! Meu nome é Jefhcardoso e gostaria de tentar falar com pessoas que estão fora do país e apresentar os meus textos para obter as opiniões.
    Li tudo o que disse na postagem e o Eataly somou mais peso em minha vontade de conhecer Nova York.

    “Escrever é tropeçar, enroscar-se com as palavras e, no final, dizer o que não havia meio de dizer.” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ReplyDelete
  10. Olá, Jef!!!! Obrigada por seu comentário!!!!! Vou visitar o seu blog!! Meu e-mail é lucianamnyc@gmail.com. Por favor, entre em contato sempre que quiser falar de Nova York!!! Grande abraço, Luciana.

    ReplyDelete
  11. Ai que vontade de ir láááááááááá

    beijos Lu

    ReplyDelete
  12. Ai, como eu amo esse lugar! Pra mim ele tem um aspecto de "mercado", ele eh simples e sofisticado ao mesmo tempo, super cara de NY! Recomendo sempre e vou agora dar o link do seu video para as pessoas entenderem qdo falo do Eataly!

    ReplyDelete
  13. Legal, Carla!!! Passe o link mesmo! Um beijo!

    ReplyDelete