Scott Pelzel

Tuesday, December 14, 2010

O mais novo "bonde" de Nova York


Roosevelt Island Tram
Em Manhattan, parte da rua 59 com 2a. avenida

"Casa de ferreiro, espeto de pau." Como moradora da plácida Roosevelt Island, a minutos de Manhattan, eu deveria ter escrito sobre a inauguração do novo bondinho que liga as duas ilhas há duas semanas! Mas só recentemente fiz a viagem pela primeira vez.
Ele voltou atrasado. Depois de cerca de nove meses de renovação. Consumiu quase US$ 25 milhões de dólares e chegou para ficar pelo menos 30 anos. O anterior ficou na ativa por 33. Foi aposentado depois de um incidente em 2006, quando ficou parado no ar por horas, segurando quase 70 passageiros.
Embora eu esteja falando no singular, na realidade são dois carros, que agora correm independemente um do outro. Antes, eles tinham que sair juntos das plataformas, uma em Manhattan, e outra em Roosevelt Island.
Cada bondinho tem capacidade para 110 pessoas e eles juntos devem fazer 2 milhões de travessias por ano. A viagem custa só US$ 2,25, o preço do metrô. Aliás, você usa o mesmo cartão.
O novo bodinho, que apareceu no filme do Homem-Aranha de 2002, desliza no ar e a travessia oferece uma bela vista. São apenas cerca de 4 minutos de viagem. O bondinho parte da segunda avenida, com rua 59.
Chegando na ilha, se você tiver tempo, vale a passear um pouco, especialmente se você vier no verão. A ilha é muito estreita e no inverno o vento pode ser forte. Você tem a opção de pegar o próprio bondinho de volta ou ir até o metrô F, que fica a poucos metros de distância, junto a uma praça e um pequeno centro comercial.
É engraçado porque muita gente me pergunta se Roosevelt Island tem metrô e se os carros podem circular. Podem sim!! Só que este pequeno oásis não é ligado por ponte a Manhattan. É preciso ir pelo Queens.
Como feliz moradora, acho até muito bom! Caso houvesse uma ligação direta, tenho certeza de que Roosevelt Island teria hoje bem mais de 14 milhões de habitantes. É uma vida de interior a minutos da cidade grande. E que cidade grande!!

6 comments:

  1. Lu!! Até q enfim consegui entrar no seu blog!! Já tinha ouvido falar muito bem dele! Li de cabo a rabo e amei! Excelente forma de matar as saudades: de vc e da cidade! Tô no salão (!) agora e não consegui assistir aos vídeos, mas em breve te faço outra visita. Estou super curiosa!! Beijossss

    ReplyDelete
  2. ah esse tram é mesmo legal. o carro novo não conheço, mas o visual e o astral são ótimos!!! bjos Lu!!!

    ReplyDelete
  3. Meu Deus! Que lindo que ele ficou! :)))
    Amei!

    ReplyDelete
  4. Obrigada, Dandan!!!! Dede, hoje é seu dia!!!!!!!!!!!!!! Feliz aniversário, amiga!!! Bjos!!!!!

    ReplyDelete
  5. Que lindo ficou este novo bondinho! Confesso que não tinha idéia de que cada um deles tem capacidade para 110 pessoas. Fiquei até assustado, pq imaginei no máximo 30.
    A ilha realmente é um encanto e fica pertinho do fervilhão que é Manhattan.
    Saudades disso tudo aê! Vcs são especiais! =)

    ReplyDelete
  6. Oi, FM!! Obrigada por seus comentários! Quando voltar, vale a pena conhecer o bondinho!!! Grande abraço, Luciana.

    ReplyDelete