Scott Pelzel

Sunday, April 3, 2011

Guerra de Travesseiros


Dia International da Guerra de Travesseiros
Em Nova York, Union Square

Até o último fim de semana, nunca tinha ouvido falar do dia internacional da guerra de travesseiros. Depois do último fim de semana, jamais vou esquecer que ele existe.
Fiquei impressionada com a aglomeração na Union Square, em Manhattan. Mas confesso que, não fosse pelo blog, não pensaria em passar mais que 15 minutos acompanhando a confusão. Também não levaria crianças para participar do evento porque acho que algumas pessoas se excedem e colocam mais força do deveriam ao chocoalhar os travesseiros.
Por outro lado, reconheço que para muita gente - especialmente para os adolescentes e para os jovens de vinte e alguns anos - é um evento divertido e uma oportunidade de usar o espaço urbano de maneira lúdica, além de uma forma de cartarse coletiva.
A guerra internacional dos travesseiros foi iniciada há quatro anos, sendo que este ano o evento incluiu 115 cidades em 39 países. O Brasil não dormiu no ponto e aderiu ao movimento em 2009.
A "guerra" faz parte de um fenômeno urbano batizado de "flash mob", definido pela Wikipédia como um movimento que promove aglomerações instantâneas em locais públicos para realizar atos inusitados, mas previamente combinados.
Um aspecto interessante é que aqui em Nova York os voluntários de abrigos - especialmente os de animais - estão aproveitando o evento para recolher e reaproveitar os travesseiros. Os que não são destruídos no "campo de batalha" vão parar na pilha de doações.
Se você estiver em Nova York ou em outra grande cidade que realiza o evento no futuro, vale a pena levar a câmera ou a filmadora para registrar este acontecimento que vai te deixar de olhos bem abertos!

5 comments:

  1. ai Jesus! o povo inventa cada coisa!!!! Eu não posso ver um travesseiro que quero dormir,não penso em nenhuma outra coisa!

    ReplyDelete
  2. De, é realmente uma loucura! Também fiquei muito impressionada. Acho a ideia interessante, mas infelizmente nem todos sabem aproveitar da mesma maneira. Bjos!!!

    ReplyDelete
  3. Oi Luciana tudo bem?
    Moro aqui tb, e amo seus videos...
    Já postei alguns em meu blog.
    Um bjim.
    www.casandoemnewyork.blogspot.com
    www.newyorkaseuspes.com

    ReplyDelete
  4. Querida Ava, muito obrigada por seu comentário!!!!!! Vou visitar o seu blog!!!!!! Bjos!!!!!

    ReplyDelete