Scott Pelzel

Sunday, March 6, 2011

High Line, um parque incomum


Friends of the High Line
529 W 20th St # 8W
New York, NY 10011-2800
(212) 206-9922 ‎
thehighline.org

O High Line certamente não é um parque qualquer. Não é comum porque é elevado. Não é corriqueiro porque carrega uma história de mais de 80 anos. Não é igual a outros porque fica em uma antiga estrutura ferroviária, localizada entre as ruas 14 e 30, no lado oeste de Manhattan.
O High Line foi construído em 1930, parte de um gigantesco projeto de infraestrutura público-privado. O objetivo era tirar os trens das ruas do maior distrito industrial de Manhattan na época. Mas a geografia econômica da cidade mudou com o passar dos anos. E a linha perdeu sua utilidade.
Ameaçado de demolição, o High Line foi salvo por um grupo sem fins lucrativos chamado "Friends of the High Line". O grupo foi formado em 1999 e a construção do parque foi iniciada em 2006. A primeira área - que você vai ver no vídeo - foi inaugurada em meados de 2009. Ela vai da rua Gansevoort, no chamado "Meatpacking District", até a rua 20. A próxima etapa, cobrindo mais 10 ruas, até a 30, está prevista para ser aberta em breve.
O High Line funciona diariamente das 7 da manhã às 8 da noite. Você pode ter acesso ao parque pelas seguintes entradas, próximas à 10a. avenida:
- ruas Gansevoort, 18 e 20 (escadas)
- ruas 14 e 16 (escadas e elevador)
Como está numa região badalada, o parque fica perto de lojas sofisticadas e restaurantes disputados. É um passeio barato, charmoso e que tem a cara de Nova York!!!

Uma curiosidade: quando vi os móbiles com palavras de otimismo à venda no High Line, imediatamente reconheci o trabalho de Kate, uma artista que entrevistei em dezembro, para o vídeo "Natal na Praça". Acabei conhecendo o marido dela, o Ryan, que foi quem a inspirou. Adorei a coincidência!

9 comments:

  1. Luciana

    Parabéns pelo blog, os vídeos estão super legais. Inclusive, adorei a dica do brigadeiro, sem dúvida que vou dar uma passada por lá!

    Grande abraço
    Gabriela (do grupo de brasileiros!)

    ReplyDelete
  2. Bem legal a dica Lu! Vários amigos têm me pergutado sobre dicas diferentes de coisas legais em NY e agora tá fácil. É só passar seu blog! Beijos

    ReplyDelete
  3. Queridas Ale e Gá, obrigada por seus comentários!!!! Voltem sempre!!!! Bjos!!!

    ReplyDelete
  4. Estou gostando muito de "passear" por NY em sua companhia. São lugares interessantes, que gostaria de conhecer ao vivo e a cores. Quero mais.
    E obrigada pelo link ao Seguindo Adiante.
    Bjks

    ReplyDelete
  5. Querida m.Jo, muito obrigada por sua visita e por seus comentários!!!! Gosto muito do seu blog!!!!! Fiquei muito feliz em ver que o Linha Amarela está entre as "boas viagens!!Obrigada!! Por favor, volte sempre e, quando vier a Nova York, não deixe de me avisar!!!! Vamos nos conhecer!! Beijo grande, Lu.

    ReplyDelete
  6. A-DO-RO o Hight Line! Boa dica principalmente para os descolados! :)
    (que não é o meu caso mas gosto assim mesmo!)
    bj Lu!!!!

    ReplyDelete
  7. Dede, já estava com saudades dos seus comentários, amiga querida!!!!!! Obrigada!!! Bjos!!!

    ReplyDelete
  8. Oi Luciana
    Adorei o vídeo do highline ! Parece que eles vão entregar a outra parte agora no verão. Vamos ver se da certo Ne ? :)
    bjs
    Bruna
    Www.openmindopenmouthny.blogspot.com

    ReplyDelete
  9. Oi, Bruna!!!!! O Highline é muito bacana mesmo!!! Tem a cara de Nova York!!! Obrigada pelo comentário e pela visita!!! Bjos, Lu.

    ReplyDelete