Scott Pelzel

Monday, March 28, 2011

Aplausos no metrô


Susan Keser
Susan.keser@gmail.com
www.newyorkviolinist.com
718-715-8646

O metrô de Nova York descrito em poucas palavras: sujo, barulhento, essencial e democrático. O executivo de Wall Street que ganha(va)milhões de dólares por ano usa. O trabalhador também. Os dois se tornam igualmente invisíveis na nuvem de gente que se amassa nos vagões nos horários de pico. E, quando podem, se sentam lado-a-lado, com uma edição do Wall Street Journal ou a marmita apoiada nas pernas.
As estações do metrô nova-iorquino são enormes e muito bem conectadas entre si. Todos os dias os intermináveis corredores e as plataformas repletas de gente apressada se tornam palco de músicos e outros artistas independentes.
Eu não me canso de admirar a perseverança desses homens e mulheres que, mesmo em condições difíceis, conseguem tornar mais agradável a vida de quem usa o metrô.
Por acaso, outro dia, me deparei com a violinista Susan Keser e fiquei impressionada com o talento dela. A Susan gentilmente parou de tocar para me dar uma entrevista. Como você vai no vídeo, ela tem uma longa formação musical e uma extensa carreira internacional. Mas não quer
mais fazer audições para conseguir empregos. Também não tem vontade de trabalhar em um escritório. Então, a Susan se apresenta no metrô - e faz outros trabalhos autonômos, como tocar em casamentos.
No mesmo dia, conheci um gaitista chinês de sorriso gentil com quem eu mal pude conversar por causa da barreira da língua.
Fiquei emocionada com os dois. Além do talento, da formação musical e da rotina difícil de trabalho, eles têm em comum a doçura e o amor pelo que fazem. Aproveitando os adjetivos dados ao metrô, deixo aqui meus intermináveis, barulhentos e essenciais aplausos para a violinista e o gaitista!

2 comments:

  1. Que linda a música dela... e adorei o cenário! Ela arrumou um cantinho bom interessante!
    Beijos Lu!!!!

    ReplyDelete
  2. De, fiquei muito impressionada com a Susan!!! É incrível como tem gente preparada e talentosa tocando nas estações de metrô de Nova York! Beijos mil!!!!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete