Scott Pelzel

Sunday, November 28, 2010

Museu Noguchi, fora da rota turística


Museu Noguchi
9-01 33rd Rd
Queens, NY 11106
(718) 204-7088
noguchi.org

Sempre que passava em frente, ficava curiosa. Só percebi a presença do prédio porque moro relativamente perto. Quando entrei, me arrependi de não ter sido mais curiosa antes. O museu do artista japonês-americano Isamu Noguchi (1904-1988) fica em Long Island City, no bairro do Queens. Foi criado em 1985, o primeiro museu do país a ser fundado por um artista vivo e dedicado à obra dele.
O Museu Noguchi fica num antigo prédio industrial da década de 20 e foi reaberto em 2004, depois de uma longa renovação. Tem um enorme e eclético acervo, ocupando dois andares e um jardim. Lá estão esculturas, projetos arquitetônicos, desenhos e objetos criados pelo artista.
Noguchi é mais conhecido no Japão que nos Estados Unidos. Filho de mãe americana e pai japonês, morou no Japão quando criança e veio para os Estados Unidos aos 13 anos. Ele passou a vida viajando. Descobriu o impacto dos trabalhos de grande escala no México e arte de jardins no Japão. As obras de Noguchi usam os materiais mais diversos, como mármore, lâmina de alumínio e granito, entre outros. Os contrastes, tanto no uso dos materiais quanto nas formas, ficam explícitos na visita ao museu.
Bem perto, fica o Parque de Esculturas Socrates, na beira da água. Se não estiver muito frio, vale a pena visitar os dois no mesmo dia!

2 comments:

  1. Que bonito Lu... nunca tinha ouvido falar mas é bem interessante! beijos

    ReplyDelete
  2. Gostei Lu.
    Economia de palavras,deixando que as imagens falem mais alto.

    beijo,

    Wanda

    ReplyDelete