Scott Pelzel

Saturday, May 21, 2011

"Cavalo de Guerra", no Lincoln Center


Vídeo feito pelo Lincoln Center
"War Horse", Vivian Beaumont, Lincoln Center

Acabo de chegar do teatro e não quero esperar até amanhã para escrever: "Cavalo de Guerra" é um espetáculo impressionante. Tão impressionante que conseguiu comover Steven Spielberg. Depois de assistir à montagem, ele decidiu produzir a sua versão da história para o cinema - e o filme já é um dos mais aguardados de 2011.
"Cavalo de Guerra" ("War Horse", em inglês) é baseado na obra infanto-juvenil do inglês Michael Morpurgo e adaptado por Nick Stafford, também britânico.
No teatro, os cavalos, muito bem feitos, são movidos por atores. Mas os movimentos, e até a respiração, são tão perfeitos que o público consegue por vários momentos esquecer que aqueles não são cavalos de verdade - e se emocionar com a bela história de amizade.
A obra teatral viaja da Inglaterra rural para os campos de batalha na França durante a Primeira Guerra Mundial. A grande estrela da história é Joey, o cavalo do adolescente Albert, que é vendido para a cavalaria inglesa, capturado pelos alemães e quase morto durante a guerra.
Para tornar Joey um cavalo quase verdadeiro, duas pessoas ficam dentro do corpo, operando as pernas e o torso. Uma terceira é responsável pelo movimento da cabeça.
Como toda a história de guerra, "War Horse" é muito triste. Estima-se que, além das cerca de 10 milhões de pessoas que perderam as vidas durante a Primeira Guerra, muitos cavalos tenham sido sacrificados. Li que alguns historiadores calculam que apenas 62 mil cavalos tenham retornado para casa depois da guerra. Fala-se que, possivelmente, milhões tenham sido enviados aos campos de batalha.
Felizmente, "Cavalo de Guerra" tem um final feliz, mas isso não impede que lágrimas sejam derramadas durante e no encerramento do espetáculo.
Fica aqui a dica. A peça é inesquecível, mas a compreensão dos diálogos é importante, a menos que o espectador queira apenas se deliciar com a perfeição dos movimentos dos cavalos, em especial os do sofrido e heroico Joey.

9 comments:

  1. Oi, Ava!!!! A peça é mesmo linda!!!! Bjos!!!

    ReplyDelete
  2. Oi Luciana, lendo seu blog, me senti a vontade para deixar este recado.
    Queria umas dicas de feiras e/ou exposições de design em NY, sou designer e arquiteta, e estou produzindo bolsas com rendas nordestinas, e gostaria de leva-las pra NY.
    obrigada.
    meu email: neyvapatricia@gmail.com

    ReplyDelete
  3. Lu, acabo de entrar para ver se tinha um novo post... e percebi que eu achava q tinha deixado um recado sobre esse musicla, eu juro que tinha!!! :) enfim, que coisa hein? da proxima vez que eu for eu te aviso com antecedencia pra vc comprar os ingressos pra eu ver!!! bjs, saudades...

    ReplyDelete
  4. Oi, Le!!!! A última semana foi corrida e não pude produzir um vídeo novo. Mas devo conseguir fazer um até o fim de semana. Bjos, saudades!!!!!!

    ReplyDelete
  5. Lu querida? Cade voce?
    Vamos nos encontrar novamente e fazer nosso picnic de verdade? rsrsrsrs
    Bjim

    ReplyDelete
  6. Querida Ava, estou desaparecida mesmo!!! Muita correria :) Vou te mandar uma mensagem para marcarmos algo. Bjos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  7. Que impressionante... deve ser lindo mesmo!!!!

    ReplyDelete
  8. Muito, De!!! Emocionante!!!!!!! Bjos!!!!!!!!!

    ReplyDelete