Scott Pelzel

Sunday, June 12, 2011

Cenas de Washington Square e a diversidade de Nova York


5 Avenue, Waverly Place, West 4th and MacDougal Streets
(212) 639-9675 ‎
nycgovparks.org

O Washington Square, conhecido pelo belo Arco de Washington, é um dos parques mais populares e emblemáticos de Nova York.
Batizado em homenagem a George Washington, fica no coração do West Village, mergulhado no campus da Universidade de Nova York. O Washington Square também se destaca pela enorme fonte central, onde grandes e pequenos indiferentemente esbanjam diversão durante o verão.
Como qualquer outro parque ou espaço público da cidade, o Washington Square recebe visitantes de todos os lugares, de todas as classes sociais, religiões, cores e estilos. É um lugar muito rico por sua diversidade. Mas isso nem discute e nem sequer se comenta no dia-a-dia de Nova York. Afinal, os espaços urbanos aqui são para todos, de verdade. E aí de quem ousar dizer o contrário!
Embora adore o Brasil e tenha um orgulho danado de ser brasileira, tenho que admitir que a gente ainda gasta muito tempo discutindo o que não poderia ser questionado.
Aproveito para dividir trechos de um texto do jornalista Sérgio Damasceno, que me inspiraram a fazer essas imagens, numa bela tarde de primavera.

"Gente diferenciada
De Nova York - São Paulo protagonizou, há umas três semanas, um caso que é bem típico de uma cidade que deveria ser democrática e é pequena, bem pequena, quase que uma província quando se trata de comportamento entre pessoas que pensam que compartilham o mesmo espaço. Pensam porque, quando se dão conta, percebem que se obrigam a esse compartilhamento, o que não vem a ser, portanto, nada democrático. O que é imposto não é espontâneo e, logo, deixa de ser uma reunião civilizada em aglomeração humana e passa a ser um ajuntamento forçado.

O motivo foi funesto: uma associação de bairro, elitista, tornou público o desejo de parte dos moradores desse bairro, considerado elitista (e já por isso não-democrático), de bloquear a construção de uma futura estação de metrô em determinado lugar. Essas pessoas querem mover a estação para alguns metros adiante sob a premissa de que "gente diferenciada" tenderá a ocupar o entorno da estação e, consequentemente, poluirá, com sua diferenciação, a rua, as adjacências e o bairro."

"A gente diferenciada foi um termo cunhado por uma moradora do bairro citado primeiro neste post e remete a pessoas como as faxineiras, os vendedores ambulantes, trabalhadores de quarto e quinto escalão que, eventualmente, achem por bem escolher o metrô como um meio de transporte alternativo entre tanto outro de que dispomos na província. São gentes diferenciadas justamente que trabalham para as pessoas não-diferenciadas daquele mesmíssimo bairro."

"Estou em Nova York desde segunda-feira e o que mais eu vi, até o momento, foi a verdadeira gente diferenciada. Gente de todos os lugares, culturas, cores. De todas as vestimentas. De chinelo. De bota. Sem camisa. Cobertos até o pescoço. Com cabelos à moda punk ou sem cabelo algum. Gente do mundo inteiro que vive uma democracia de fato. Gente diferenciada sim. Mas, pela diferença de saber conviver num espaço, e não por se achar diferente de outros apenas pelo que cada um tem ou não posses."

9 comments:

  1. Ameeeei! Meus melhores amigos unidos em defesa da diversidade! Que venham mais e mais trocas de ideias, impressões, emoções, já que somos cidadãos do mundo!!!

    ReplyDelete
  2. Ale, querida!!!! Que bom que você veio nos visitar!!!!!! Obrigada pelo comentário, amiga!!!!Bjos!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  3. Lu querida...saudades! Vamos marcar logo nosso picnic!
    COloquei esse seu video aqui: www.newyorkaseuspes.
    bjin

    ReplyDelete
  4. Querida Ava, obrigada!!!! :) Vamos marcar para o começo de julho? Bjos!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  5. Eu e a Dan amamos esse lugar!!! beijos

    ReplyDelete
  6. Que picnic demorado hein? Quem sabe no proximo verao!!! lolol
    Lu, saudade de passar por aqui.
    bjo!

    ReplyDelete
  7. Ava, querida!!! Verdade!!!! Estou numa correria só, entre família e trabalho!! E não tem sobrado tempo pro blog!! Me avise quando tiver vindo para Nova York. Vamos ver se conseguimos marcar algo. Beijinhos!!!

    ReplyDelete
  8. Prezada Luciana,
    Será que você conhece uma escola de artes / cerâmica artistica que fica no sul da ilha, acho que por perto da Washington Square?
    É uma escola importante, recebe gente do exterior, mas não sei o nome.
    Alguma ideia?

    ReplyDelete
  9. Oi, m. Jo!!
    Será a Tisch ou a School of Visual Arts (SVA)? As duas ficam por ali e são bem conhecidas. Vou deixar uma mensagem no seu blog também. Beijinhos!!

    ReplyDelete